SchoolexCHANges for ClimatEchanges
Realizou-se, de 26 a 28 de março passado o 2º encontro de formação de professores integrado no projeto “CHANCE”. Este teve lugar na escola grega de PlatyKampos, a cerca de 11 km de Larissa.Como seria de esperar, fomos envolvidas numa receção muito calorosa que contou com a presença de vários professores da escola, do seu presidente, de vários representantes da Associação de Pais bem como do “mayor” da localidade e seus assessores. Houve discursos e troca de lembranças. Esta é uma escola pequena, mas que integra os vários ciclos de ensino e que se localiza numa região essencialmente agrícola.
Realizou-se, de 26 a 28 de março passado o 2º encontro de formação de professores integrado no projeto “CHANCE”. Este teve lugar na escola grega de PlatyKampos, a cerca de 11 km de Larissa.Como seria de esperar, fomos envolvidas numa receção muito calorosa que contou com a presença de vários professores da escola, do seu presidente, de vários representantes da Associação de Pais bem como do “mayor” da localidade e seus assessores. Houve discursos e troca de lembranças. Esta é uma escola pequena, mas que integra os vários ciclos de ensino e que se localiza numa região essencialmente agrícola.
A cidade de Larissa
situa-se no centro da Grécia, na Tessália, tem cerca de 200 000 habitantes
e é a 5ª maior cidade do país. Em termos históricos e arqueológicos é
reconhecida como um dos pontos mais importantes da Grécia. Durante os três dias
em que se realizou a formação, o programa incluiu, após os Workshops,algumas
visitas culturais que possibilitaram um melhor conhecimento sobre a região bem
como algumas “lições de história” que puderam ser recordadas. Assim, acompanhados
de uma guia, visitámos o novo museu Arqueológico, a cidade, os monumentos e os
seus imensos achados. Houve ainda oportunidade de visitar Volos (junto ao mar
Egeu), Trycala, Kalambaka e Meteora. Este é considerado um dos locais mais
especiais do mundo, cujo nome significa “rochas no ar”, onde encontramos um
conjunto de rochas formado no mar há 30 milhões de anos e que ao longo da
história ficaram expostas ao baixar o nível do mar. No cimo de cada rocha
encontramos um mosteiro (13 no total) tendo nós visitado um deles, o único onde
vivem religiosas.
1º Workshop - Novo TwinSpace da responsabilidade
da coordenadora do projeto, PaolaLavinio,fomentando um envolvimento mais ativo
no etwinning, maiorcooperação e articulação entre as diferentes escolas dos
países envolvidos e dos respetivos alunos.
2º Workshop – Web 2.0 tools da responsabilidade
de GrammatoTsiilouli, professora de TIC e matemática da escola anfitriã onde se
pretendeu melhorar o uso e as competências tecnológicas o que possibilitará
aulas mais interessantes, maior satisfação e cooperação com os parceiros
internacionais.
3º Workshop subordinado ao tema “Learning how to
learn – what can we learn from neuroscience”, da responsabilidade de Anna
Varna, professora de inglês no Ministério da Educação da Grécia e ex DG HR
Learning and development na Comissão Europeia.“O que é a neuroeducação?”, “Como
funciona o nosso cérebro?”, “O que podemos fazer dentro da sala de aula?” foram
algumas das questões que tentámos responder numa sessão de excecional qualidade
e que nos prendeu não só pelo tema mas também pela sua dinamizadora.
Antes de terminar houve ainda espaço para proceder à
avaliação deste encontro e preparar a 2ª mobilidade de alunos que se realizará
em maio próximo à Letónia.
Este projeto tem vindo a ser desenvolvido na plataforma eTwinning e
conta com o apoio do programa ERASMUS+ da comissão Europeia.
Sem comentários:
Enviar um comentário