sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Professoras do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde participam em projeto na Bulgariagária




No âmbito do projeto "Creative Student" coordenado pelo nosso parceiro da Polónia, decorreu entre os dias 3 e 8 de dezembro de 2019 a primeira mobilidade do projeto a Sofia, na Bulgária.



O projeto tem como base a cidadania e criatividade, envolvendo vários trabalhos desenvolvidos em grupos de trabalho. O projeto está a ser implementado nas turmas do 7º ano da Escola 2,3 D. Luís de Ataide.

Esta mobilidade teve como objetivo definir algumas das atividades do projeto e participação em workshop's e aulas temáticas alusivas ao tema do projeto.




Este projeto é financiado pelo programa Erasmus+ da comissão europeia.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Art as Therapy: Self-Expression and Special Needs in Art Education – Florence, Itália



De 20 a 25 de janeiro de 2020, no âmbito do projeto Erasmus+, os professores de Educação Especial, Ana Cristina Franco, Gabriela Bruno e Tiago Cabral, do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde, deslocaram-se a Itália para frequentar o curso “Art as Therapy: Self-Expression and Special Needs in Art Education”, organizado pelo Europass Teacher Academy, em Florença, em Itália.

As atividades relacionadas com a arte são meios poderosos de desenvolvimento pessoal. A arte tem um forte poder terapêutico e está estritamente conectada ao nosso corpo: as atividades artísticas podem influenciar a pressão sanguínea e a respiração. A arte também promove autoestima e autoexpressão, empatia, autoconhecimento e autorregulação.


A arte facilita o crescimento mental e emocional. De facto, pode ser uma ótima ferramenta para promover a inclusão e a comunicação entre os alunos.
Através da experimentação em primeira mão, foi-nos apresentado o poder terapêutico das artes visuais de várias técnicas de arte, como pintura, 3D, colagem, fotografia, entre outras. Fomos envolvidos em atividades de grupo com outros professores, de outros países, e de dramatização relacionadas com o importante papel da arte em dinâmicas com alunos com dificuldades de aprendizagem, de forma a podermos responder adequadamente às suas necessidades e solicitações.

Foi um processo ativo de aprendizagem, com foco na experiência pessoal e na autoexpressão, combinando elementos cognitivos e emocionais, garantindo a promoção de novos conhecimentos.

Esta atividade está enquadrada no projeto "Learning on the move" financiada pelo programa Erasmus+.