sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Entre os dias 22 e 26 de outubro de 2018, o Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde contou com a visita de quatro professoras da Escola OŠ “Milan Rakić” de Belgrado, na Sérvia.












Esta visita teve como objetivo perceber como o AEDLA funcionava ao nível da relação e envolvimento com os pais. As quatro professoras de Geografia, Matemática, Inglês e Escola Primária visitaram a escola sede do agrupamento, assim como as quatro escolas primárias e quatro jardins de infância que estão sob a gestão do AEDLA.






Teve ainda lugar uma reunião com a Associação de Pais, bem como algumas atividades com alunos, tais como uma limpeza de praia e a participação no reCRIARTE, espaço de ocupação dos alunos, quando estes não têm aulas.









Teve ainda lugar uma reunião com a Associação de Pais, bem como algumas atividades com alunos, tais como uma limpeza de praia e a participação no reCRIARTE, espaço de ocupação dos alunos, quando estes não têm aulas.










As participantes nesta mobilidade, enquadrada no âmbito do Erasmus+, através de um Jobshadowing, puderam conviver e trocar impressões com os professores do agrupamento e perceber que diferenças, ou semelhanças, existem entre Portugal e a Sérvia.

CHANCE


CHANCE


De 29 a 31 de outubro passado, tivemos entre nós oito professores das escolas parceiras do projeto Erasmus+, CHANCE, que envolve docentes e alunos do 5º ano de escolaridade. Dois representantes de cada uma das escolas, Roncadelle (Itália), Larissas (Grécia), Liepaja (Letónia), Chorzów (Polónia) e cinco do nosso agrupamento, participaram na 1ª atividade deste projeto e referente a formação de professores.


Tratou-se de um primeiro encontro entre docentes que assumiu um papel preponderante no desenvolvimento do projeto uma vez que permitiu um primeiro contacto presencial e o estabelecimento de uma boa empatia necessária para um bom trabalho nos próximos dois anos.

Após os momentos de apresentação mútua, deu-se início aos trabalhos previstos para estes dias que tinham com objetivos:
- Fornecer competências no uso da plataforma etwinning e uniformizar metodologia a utilizar na avaliação contínua do projeto;
- Melhorar competências na realização de pequenos filmes e guiões.




A primeira parte esteve a cargo das docentes italianas e a segunda foi brilhantemente desenvolvida pelo colega Ricardo Silva. Foram extremamente importantes para o desenvolvimento deste projeto estas apresentações que mereceram o apoio de todos os presentes.

Fazendo jus à nossa tradição de bem receber, e sabendo da facilidade que em toda a parte a maioria dos professores tem em se relacionar, podemos considerar que se estabeleceu um bom clima de trabalho. Tendo presente que o comer é um ato social e um modo de estabelecer laços com os outros, partilhámos diariamente as nossas refeições o que promoveu uma maior ligação entre todos.


Dada a necessidade de manter o ritmo de funcionamento das aulas o mais próximo da normalidade possível, só os docentes diretamente envolvidos no projeto até ao momento, participaram nesta formação. Ainda assim, os nossos parceiros puderam visitar a escola, ter contacto com outros docentes e avaliar o grau de relacionamento entre colegas e um pouco do ambiente escolar, que elogiaram. Em cada escola, cabe a cada um dos presentes promover o envolvimento neste projeto do maior número possível de docentes.   
 
Este projeto tem vindo a ser desenvolvido na plataforma eTwinning e conta com o apoio do programa ERASMUS+ da comissão Europeia.