quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Mobilidade de alunos a Roncadelle, Lombardia, Itália

O projeto Chance-Erasmus+, envolve cinco escolas de diferentes países, tendo como principais protagonistas os alunos das escolas de Portugal, Itália, Estónia, Polónia e Grécia. 

     O motivo deste projeto, é o tomar de consciência que as alterações climáticas estão de uma maneira ou de outra a afetar todos nós e perante tal constatação, o que poderá ser feito na escola, para que estas novas gerações tomem noção das consequências e mudem práticas. Justifica-se assim, o nome do projeto por Chance.

     Neste projeto, que envolve trabalho em sala de aula, trabalho online, comunicações utilizando plataformas específicas – eTwining – formação de professores, viagens de alunos a outras escolas dos restantes quatro países, teve lugar a primeira mobilidade de alunos, depois de no fim de outubro ter decorrido na nossa escola a primeira formação de professores.

    




 De 12 a 17 de novembro passado, cinco alunos do 5º ano do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde, e dois professores, deslocaram-se a Itália, à cidade de Roncadelle, na Lombardia, para durante cinco dias conviverem com alunos das outras quatro escolas, terem aulas conjuntas com alunos italianos, professores letões, polacos, gregos, portugueses e naturalmente italianos, sob o tema – meteorologia.



     Além da experiência única de visitar um país estrangeiro, ser obrigado a falar uma língua diferente, conviver com uma nova “família”, estes bravos foram ainda obrigados a aprender novos conteúdos e efetuar visitas de estudo, entre as quais uma visita guiada a Veneza, uma visita a um Parque Natural, outra a uma casa ecológica e a uma exibição sobre água.

   

 Nas aprendizagens aparentemente mais significativas os “ataídes” tiveram conhecimento dos problemas que a cidade de Veneza está a enfrentar, principalmente a subida do nível médio da água, que no final deste século pode significar o seu desaparecimento; como construir uma casa inteligente com grande eficiência na poupança de energia e a importância da água doce no planeta em que vivemos. Tiveram ainda a possibilidade de percorrer quatro quilómetros a pé atravessando um parque natural, visionando novas espécies de flora e fauna e tomando conhecimento dos problemas que as alterações climáticas produzem sobre o nosso planeta.

     A convivência com outros jovens, com outras famílias, aumentou a sociabilidade destes jovens e proporcionou amizades que talvez perdurem no tempo.

Tudo aquilo que nos proporcionaram e que agradecemos, teremos oportunidade de retribuir quando jovens destas quatro escolas nos visitarem em 2020.
 
 Este projeto tem vindo a ser desenvolvido na plataforma eTwinning e conta com o apoio do programa ERASMUS+ da comissão Europeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário