sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Art as Therapy: Self-Expression and Special Needs in Art Education – Florence, Itália



De 20 a 25 de janeiro de 2020, no âmbito do projeto Erasmus+, os professores de Educação Especial, Ana Cristina Franco, Gabriela Bruno e Tiago Cabral, do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde, deslocaram-se a Itália para frequentar o curso “Art as Therapy: Self-Expression and Special Needs in Art Education”, organizado pelo Europass Teacher Academy, em Florença, em Itália.

As atividades relacionadas com a arte são meios poderosos de desenvolvimento pessoal. A arte tem um forte poder terapêutico e está estritamente conectada ao nosso corpo: as atividades artísticas podem influenciar a pressão sanguínea e a respiração. A arte também promove autoestima e autoexpressão, empatia, autoconhecimento e autorregulação.


A arte facilita o crescimento mental e emocional. De facto, pode ser uma ótima ferramenta para promover a inclusão e a comunicação entre os alunos.
Através da experimentação em primeira mão, foi-nos apresentado o poder terapêutico das artes visuais de várias técnicas de arte, como pintura, 3D, colagem, fotografia, entre outras. Fomos envolvidos em atividades de grupo com outros professores, de outros países, e de dramatização relacionadas com o importante papel da arte em dinâmicas com alunos com dificuldades de aprendizagem, de forma a podermos responder adequadamente às suas necessidades e solicitações.

Foi um processo ativo de aprendizagem, com foco na experiência pessoal e na autoexpressão, combinando elementos cognitivos e emocionais, garantindo a promoção de novos conhecimentos.

Esta atividade está enquadrada no projeto "Learning on the move" financiada pelo programa Erasmus+.





Sem comentários:

Enviar um comentário