quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Alunos do 2ºciclo do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde participam em projeto na Polónia

Entre os dias 3 e 9 de novembro de 2019 houve a quinta mobilidade do projeto "CHANCE" que envolve alunos e professores de cinco países: Itália, Polónia, Letónia, Grécia e Portugal.

O Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde esteve presente com cinco alunos do 6º ano e três professoras. O projeto tem como objetivo trabalhar o tema das alterações climáticas.


Neste intercâmbio, realizado em Chórzow na Polónia, os alunos tiveram oportunidade de trabalhar a temática do ambiente relacionada com a poluição das luzes e experienciar e vivenciar a cultura polaca através de visitas culturais a alguns locais emblemáticos de Chórzow. Durante o intercâmbio os participantes puderam participar em vários workshops relacionados com o tema da poluição das luzes. 


  Este projeto tem vindo a ser desenvolvido na plataforma eTwinning e conta com o apoio do programa ERASMUS+ da comissão Europeia.

 












segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Quarta mobilidade do projeto “Working for Europe” teve como tema “Como trabalham os nossos pais”.


O Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde esteve entre os dias 4 e 9 de novembro de 2019 em Kalampaka, na Grécia, num intercâmbio de alunos e professores que envolveu escolas da Alemanha, Grécia, Lituânia e Portugal.




O principal objetivo do projeto é trabalhar um conjunto de profissões, uma por mês do ano. Nesta mobilidade que decorreu em Kalampaka os alunos e professores trabalharam o tópico “Como trabalham os nossos pais” em que fizeram apresentações sobre o tema, participaram em workshop’s e tiveram a oportunidade de experienciar e vivenciar a cultura grega através de visitas culturais e de ficarem em casa de famílias de alunos gregos.






A cidade de Kalampaka é uma cidade com cerca de 12000 habitantes e é conhecida por abranger as famosas rochas de Meteora, que acolhe vários mosteiros no topo das suas montanhas. Os mosteiros suspensos são constituídos por vinte e quatro edificações construídas há cerca de seiscentos anos no cimo de altíssimos rochedos, transformados pela ação do tempo em convidativos refúgios naturais. O mosteiros mais elevados chegam a 500 metros de altitude. Uma paisagem cinematográfica que encanta e deslumbra quem se aventura a visitar Meteora.









Meteora significa “suspenso no ar” em grego. Este é um dos maiores e mais importantes complexos de mosteiros do Cristianismo Oriental, superado apenas pelo Monte Atos, também na Grécia. A UNESCO classificou Meteora Património Mundial em 1998, tanto a nível artístico como natural, sendo um dos poucos locais no planeta distinguidos pela organização em mais de uma categoria.






Portugal será o próximo país acolher a mobilidade de alunos e professores, deste projeto, que decorrerá no mês de março de 2020, em Peniche.








Este projeto tem vindo a ser desenvolvido na plataforma eTwinning e conta com o apoio do programa ERASMUS+ da comissão Europeia.