quarta-feira, 17 de julho de 2019

“Como trabalhavam os nossos avós” foi a temática do intercâmbio do projeto “Working for Europe”




O Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde esteve entre os dias 24 e 29 de junho de 2019 em Solingen, na Alemanha, num intercâmbio de alunos e professores que envolveu escolas da Alemanha, Grécia, Lituânia e Portugal.


O projeto tem como objetivo trabalhar um conjunto de profissões, uma por mês do ano. Neste intercâmbio os alunos trabalharam o tópico “Como trabalhavam os nossos avós” em que fizeram apresentações sobre o tema, participaram em workshop’s e tiveram a oportunidade de experienciar e vivenciar a cultura alemã através de visitas culturais.


A escola que acolheu este intercâmbio e é a coordenadora do projeto, é uma escola de Educação Especial trabalhando com alunos de necessidades educativas especiais. O Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde levou alunos que participaram no projeto através de fotografias que tem que entregar mensalmente e tem participado ativamente.

 
A cidade de Solingen é conhecida como "Cidade das lâminas", uma vez que diversas forjas de renome estão instaladas há séculos na cidade, fabricando espadas, facas, tesouras e navalhas. Tal fama remonta à Idade Média, quando os ferreiros de Solingen cunharam a expressão "Cidade das lâminas". No final do Século XVII, um grupo de ferreiros de Solingen quebrou os juramentos da profissão, e levou os segredos das forjas de Solingen para a cidade de Shotley Bridge, na Inglaterra.
Atualmente, estima-se que 90% das facas produzidas na Alemanha sejam provenientes da cidade de Solingen.


A proxima mobilidade de alunos, deste projeto, decorrerá no mês de Novembro de 2019 em Kalabáka, na Grécia.

Este projeto tem vindo a ser desenvolvido na plataforma eTwinning e conta com o apoio do programa ERASMUS+ da comissão Europeia.


terça-feira, 2 de julho de 2019

Alunos do 2º ciclo do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde participam em projeto na Letónia.


 Entre os dias 26 de maio e 1 de junho de 2019 realizou-se a 4ª mobilidade do projeto "CHANCE", que envolve alunos e professores de cinco países: Itália, Polónia, Letónia, Grécia e Portugal.


Cinco alunos do 5º ano e três professores do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde estiveram em Liepaja na Letónia. O tema trabalhado foi “Poluição da água”.


 Neste intercâmbio, os alunos tiveram oportunidade de experienciar e vivenciar a cultura letã. Jantaram diariamente com uma família letã, com quem também realizaram algumas atividades. Visitaram alguns locais emblemáticos: Kuldiga (onde além do museu – onde ficaram a conhecer a história da cidade, visitaram as grutas de areia e percorreram, de comboio, os locais de maior interesse). Tiveram uma visita guiada pela cidade de Liepaja Nesta cidade visitaram o Centro de Ciência “Zino”, onde realizaram algumas atividades, o Diving Center e deram um longo passeio pela praia, molhando os pés no mar báltico. Na 7. Vidusskola (a escola que nos acolheu) os alunos, assistiram e participaram em aulas de inglês, educação musical e matemática, realizando algumas atividades relacionadas com o tema “Poluição da água".


Grupo de professores dos vários países.




Este projeto tem vindo a ser desenvolvido na plataforma eTwinning e conta com o apoio do programa ERASMUS+ da comissão Europeia.