quarta-feira, 29 de maio de 2019

Agrupamento de Escolas D. Luis de Ataide acolheu intercâmbio de projeto Erasmus+


Entre os dias 12 e 17 de maio, o Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde (AEDLA) acolheu o intercâmbio do projeto "Não tenhas medo da matemática", que está a decorrer com as turmas do 7º ano do AEDLA.









Este projeto envolve seis países: Alemanha, Croácia, Eslováquia, Polónia, Portugal e Suécia. O intercâmbio que o AEDLA acolheu envolveu 46 alunos, 20 professores e 15 famílias que acolheram participantes dos países parceiros.








O intercâmbio decorreu subordinado ao tema "Navegação divertida com a matemática". Durante a semana em questão, todos os envolvidos participaram num peddy paper em que tiveram de resolver problemas matemáticos ligados ao tema do projeto. Exploraram ainda, em grupos multiculturais, jogos matemáticos e o Khan Academy, programa informático que permite aprender matemática. 






Verificou-se ainda uma visita a Lisboa, à histórica zona de Belém nas margens do rio Tejo, onde foi possível apreciar a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos e o Mosteiro dos Jerónimos. De seguida, a exposição “Descobrir a matemática na arte – Coleção Moderna”, patente na Fundação Calouste Gulbenkian, levou todos os participantes à descoberta da matemática nas diferentes manifestações artísticas.






                    
No último dia, todos puderam explorar a costa de Peniche, visitar o Farol de Peniche e alguns instrumentos de navegação antigos e recentes. Tiveram ainda a oportunidade de conhecer a praia do Baleal e a cidade de Peniche.





À noite, foi efetuado um jantar partilhado envolvendo alunos, professores e as famílias que acolheram os alunos, durante o qual cada país procedeu à sua apresentação, dando a conhecer aspetos culturais de cada um deles. Houve também momentos musicais protagonizados por alunos do AEDLA e muitas emoções na hora da despedida, graças a todas as vivências, partilhas e momentos de cumplicidade, vividos de uma forma muito próxima.





O Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde agradece o apoio do Programa Erasmus+, do Município de Peniche, Docapesca, Associação Juvenil de Peniche e das famílias que se envolveram de uma forma exemplar, comprovando que este tipo de dinâmicas é, sem dúvida, aquele que constrói uma verdadeira comunidade educativa!





Este projeto tem vindo a ser desenvolvido na plataforma eTwinning e conta com o apoio do programa ERASMUS+ da comissão Europeia.

segunda-feira, 6 de maio de 2019

Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde faz visita a escola finlandesa


     Decorreu entre os dias 23 e 26 de abril, uma visita de trabalho, no âmbito do projeto "Aprendizagem em movimento" financiado pelo programa da Comissão Europeia, ERASMUS+, por parte de cinco profissionais de educação, do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde (AEDLA), a uma escola da localidade de Lieto, na Finlândia. 







     Esta visita  teve como objetivo ter contacto com diferentes realidades educativas, nomeadamente o sistema educativo finlandês, considerado o melhor da Europa.






     Na Finlândia a cada 45 minutos de aulas há 20 minutos de intervalo, durante os primeiros 9 anos de escolaridade, apenas um professor leciona as diferentes áreas curriculares, no entanto, cada professor não passa mais que três anos com a mesma turma. Existe, sempre em cada sala um assistente de sala para apoiar o professor, em turmas no máximo com 20 alunos.




    Neste país só há um sindicato dos professores, os diretores são nomeados e há flexibilidade na gestão do curriculo, são alguns dos exemplos que encontramos neste modelo. No fundo o sistema de ensino finlandês assenta no desenvolvimento de competências sociais dos seus alunos, mais do que nos saberes académicos.




     Durante esta visita trocamos impressões com o diretor da escola, Teppo Vaha-Makila e sub-diretor Jussi Salokannel, para além de conversarmos com professores para percebermos como funciona o sistema de ensino finlandês e as suas diferenças com o sistema de ensino português. Desenvolveu-se, em duas turmas, aulas sobre a cultura portuguesa, assim como, de Peniche. Assistiu-se a aulas e visitou-se as várias valências da escola.







     Num mundo global, onde, felizmente, as diferenças são muitas, foi nosso objetivo conhecer práticas e politicas educativas diferentes, e com elas refletir e poder retirar conclusões que nos levem a melhores práticas e melhores resultados.



      Diálogo, observação, partilha e reflexão são os melhores termos para definir o trabalho efetuado durante esses dias, numa escola muito igual, mas muito diferente da nossa. Dias cheios de paixão pela educação, num sistema que não nos deixa inferiorizados, nem diminuídos, mas que nos dá alento para seguir em frente em busca de mais meios e de diferentes práticas, que tornem a escola um local atrativo para alunos e professores e onde todos se possam sentir verdadeiramente respeitados.



sexta-feira, 3 de maio de 2019

SchoolexCHANges for ClimatEchanges


 SchoolexCHANges for ClimatEchanges

Realizou-se, de 26 a 28 de março passado o 2º encontro de formação de professores integrado no projeto “CHANCE”. Este teve lugar na escola grega de PlatyKampos, a cerca de 11 km de Larissa.Como seria de esperar, fomos envolvidas numa receção muito calorosa que contou com a presença de vários professores da escola, do seu presidente, de vários representantes da Associação de Pais bem como do “mayor” da localidade e seus assessores. Houve discursos e troca de lembranças. Esta é uma escola pequena, mas que integra os vários ciclos de ensino e que se localiza numa região essencialmente agrícola.


A cidade de Larissa situa-se no centro da Grécia, na Tessália, tem cerca de 200 000 habitantes e é a 5ª maior cidade do país. Em termos históricos e arqueológicos é reconhecida como um dos pontos mais importantes da Grécia. Durante os três dias em que se realizou a formação, o programa incluiu, após os Workshops,algumas visitas culturais que possibilitaram um melhor conhecimento sobre a região bem como algumas “lições de história” que puderam ser recordadas. Assim, acompanhados de uma guia, visitámos o novo museu Arqueológico, a cidade, os monumentos e os seus imensos achados. Houve ainda oportunidade de visitar Volos (junto ao mar Egeu), Trycala, Kalambaka e Meteora. Este é considerado um dos locais mais especiais do mundo, cujo nome significa “rochas no ar”, onde encontramos um conjunto de rochas formado no mar há 30 milhões de anos e que ao longo da história ficaram expostas ao baixar o nível do mar. No cimo de cada rocha encontramos um mosteiro (13 no total) tendo nós visitado um deles, o único onde vivem religiosas.




Relativamente à formação, o programa foi o seguinte:
1º Workshop - Novo TwinSpace da responsabilidade da coordenadora do projeto, PaolaLavinio,fomentando um envolvimento mais ativo no etwinning, maiorcooperação e articulação entre as diferentes escolas dos países envolvidos e dos respetivos alunos.
2º Workshop – Web 2.0 tools da responsabilidade de GrammatoTsiilouli, professora de TIC e matemática da escola anfitriã onde se pretendeu melhorar o uso e as competências tecnológicas o que possibilitará aulas mais interessantes, maior satisfação e cooperação com os parceiros internacionais.


3º Workshop subordinado ao tema “Learning how to learn – what can we learn from neuroscience”, da responsabilidade de Anna Varna, professora de inglês no Ministério da Educação da Grécia e ex DG HR Learning and development na Comissão Europeia.“O que é a neuroeducação?”, “Como funciona o nosso cérebro?”, “O que podemos fazer dentro da sala de aula?” foram algumas das questões que tentámos responder numa sessão de excecional qualidade e que nos prendeu não só pelo tema mas também pela sua dinamizadora.


Antes de terminar houve ainda espaço para proceder à avaliação deste encontro e preparar a 2ª mobilidade de alunos que se realizará em maio próximo à Letónia.


 

Este projeto tem vindo a ser desenvolvido na plataforma eTwinning e conta com o apoio do programa ERASMUS+ da comissão Europeia.